quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hipercalóricos – Você é um ectomorfo ?


http://www.bodypharma.com.br/musc/images/chrisco1.jpg
Em 1940 o Dr. William H. Sheldon apresentou ao mundo a teoria dos “Somatotipos”. Sua teoria descrevia três tipos básicos de estrutura corporal: Os endomorfos, caracterizados pela predominância de gordura corporal; os mesomorfos, conhecidos por apresentarem uma musculatura bem desenvolvida; e os ectomorfos, que vamos ver mais detalhadamente a seguir:
Ectomorfo é o biotipo de uma pessoa magra e musculatura menos desenvolvida. Geralmente as pessoas com esse biotipo estão em constante batalha para conquistar ganho de peso e massa muscular. Sua taxa de metabolismo é mais alta que o normal, o que acaba queimando carboibratos e gorduras mais rápido do que eles possam ser armazenados. Também por esta razão, as proteínas passam a servir como fonte de energia, e comprometem o desenvolvimento muscular.
Saiba mais sobre este incrível protudo, clique aqui!
A teoria do Dr. Sheldon virou uma referência na comunidade científica mundial e está presente em quase toda literatura sobre perda de peso, fitness e bodybuilding.
Para se obter ganhos musculares através da musculação, especialmente para aqueles classificados como ectomorfos, as seguintes regras devem ser seguidas:
(1) Malhe pesado na academia, com muito carga de peso e muita intensidade. Seja consistente com os seus treinamentos, e certifique-se de estar fazendo os exercícios de forma adequada, seguindo os movimentos corretos. Dê preferência aos exercícios de movimentos compostos, tais como supino, agachamento e peso morto (deadlift) na sua rotina de treinamentos.
Esses exercícios exigem muito do corpo mas resultam em melhores ganhos totais. Isso porque devido a quantidade extra de hormônio do crescimento (HGH) liberada durante esses movimentos você vai ganhar músculos em vários outros grupos musculares que não estejam sendo especificamente focados no exercício. Inclua também movimentos básicos tais como rosca bíceps direta (para bíceps) e desenvolvimento (para ombros).
(2) Tome uma quantidade suficiente de proteína para preencher a demanda por aminoácidos gerada pelos treinos.
(3) Se esforce para fazer 6 refeições por dia, em intervalos de 2 ou 3 horas no decorrer do dia. Tente manter as calorias provenientes da gordura entre 15 – 25% do seu consumo total. Se você ultrapassar muito esses parâmetros, muito do peso que você ganhar pode ser gordura.
(4) Aumente o seu consumo calórico diário a um nível suficiente que dê suporte a prática de exercícios intensos, mas não exagere para evitar o acúmulo de gordura
(5) Beba muita água. O consumo de muita água é essencial para o crescimento muscular. Tente beber entre 3 a 4 litros por dia. Leve uma garrafinha de água para a academia também. Já que é lá que seu corpo perde muito líquido quando se está treinando de forma intensa, é essencial que ele seja reabastecido nesse momento. Adicionar preparados energéticos pode ser uma ótima opção, além de serem deliciosos.
(6) Mantenha o seu treino aeróbico em um nível mínimo, não mais do que 30 minutos por dia, 4 a 5 dias por semana. É menos recomendável ainda para aqueles que estão começando a fazer musculação e ainda estão muito magros. É indiscutível que toda atividade aeróbica contribui muito para uma vida saudável, mas lembre-se de não exagerar ao ponto de você atrapalhar o seu desenvolvimento muscular.
É altamente recomendável o uso de hipercalóricos. Esses shakes com alto valor calórico e nutricional são uma forma prática de adicionar mais calorias de qualidade no seu dia-a-dia, sem que se tenha que comer pratos enormes de comida nas suas refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário